sexta-feira, 11 de maio de 2012

6 comentários:

  1. visitei seu blog, pedro. foi (ou será, rs...) ótimo conhecê-lo para trocarmos algumas imagens e histórias a respeito deste tema. apenas uma sugestão: que tal enriquecer seu blog com belas imagens? sou fascinado pelas imagens e a história sempre me vem a reboque delas.
    aguardo nosso encontro para a próxima semana.
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Pedro Vianna Born,
    Meu nome é Moisés Inocêncio Ferreira, morador de Petrópolis.
    Sou um apreciador de história (porém ainda curioso), principalmente sobre a história do Rio de Janeiro.
    Há pouco dei o pontapé inicial de um antigo sonho, que é o projeto "De moto pelo interior", que consiste em mostrar a beleza do interior fluminense do ponto de vista de um motociclista. E neste projeto (comartilhado através de site), irei citar fatos históricos que marcaram e contribuiram de alguma forma com nosso estado.
    Como estava fazendo uma pesquisa pela internet sobre a região de Bemposta (minha próxima postagem do site - a primeira foi Inconfidência), fui coletando algumas informações sobre o local, e no meio destas pesquisas encontrei seu blog, onde sem exagero posso dizer que achei a melhor fonte de informações sobre esta localidade. A riqueza de detalhes que o Senhor conta neste blog, simplesmente me "paralisou" por algumas horas em frente ao computador.
    Em um de meus "passeios" através do Street View do Google, encontrei belíssimas imagens de fazendas nas proximidades do Rio Calçado, onde fiquei mais interessado em fazer uma visita com minha motocicleta nesta localidade, fazer belos registros fotográficos e com certeza compartilhar sobre esta história em meu site.
    Fica aqui minha gratidão pelo o Senhor se colocar disponível à compartilhar estas história conosco, e espero um dia poder te conhecer pessoalmente, e também (quem sabe) contribuir com meu site, com dicas e roteiros regados de muita história do interior do Rio de janeiro.
    Um grande abraço, e fica na paz.
    www.demotopelointerior.wix.com/demotopelointerior
    de.moto.pelo.interior@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado Moisés:

    Agradeço suas gentis palavras e me coloco à sua disposição aqui em Petrópolis onde mantenho residência desde 2005, após deixar o Rio de Janeiro.
    Relativamente aos históricos aqui encontrados, houve tarefa facilitada dada a minha ascendência genealogica ao pioneiro sesmeiro da banda leste da antiga Vila da Paraíba, o capitão Antonio Barroso Pereira. Estudioso da genealogia familiar, acabei por me aprofundar e compreender toda a geohistória da região que realmente ficou desconhecida pelos historiadores, com exceção de Américo Werneck. O próprio Afonso D'Escragnolle Taunay escreveu a maior obra sôbre o café e omitiu, por deconhecimento, a região pioneira do café em escala econômica no Brasil.
    Forte abraço do ,

    PVBorn

    born.pedro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Prezado Moisés:

    Agradeço suas gentis palavras e me coloco à sua disposição aqui em Petrópolis onde mantenho residência desde 2005, após deixar o Rio de Janeiro.
    Relativamente aos históricos aqui encontrados, houve tarefa facilitada dada a minha ascendência genealogica ao pioneiro sesmeiro da banda leste da antiga Vila da Paraíba, o capitão Antonio Barroso Pereira. Estudioso da genealogia familiar, acabei por me aprofundar e compreender toda a geohistória da região que realmente ficou desconhecida pelos historiadores, com exceção de Américo Werneck. O próprio Afonso D'Escragnolle Taunay escreveu a maior obra sôbre o café e omitiu, por deconhecimento, a região pioneira do café em escala econômica no Brasil.
    Forte abraço do ,

    PVBorn

    born.pedro@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Caro Pedro. Sou Reginaldo Stumpf, tambem trabalhei no Rio e, hoje aposentado, moro aqui em Petrópolis, no Bingem. Também sou interessado por essas histórias de fazendas antigas e, tive a oportunidade de possuir um sítio no Brejal cuja casa fora edificada sobre pedras e barrotes desfalcados à mão. Não obstante, resolvi te escrever, tendo em vista o teu conhecimento sobre a Fazenda Sant.Ana, cujas terras ou parte dela, principalmente onde era a sede, pertence a um amigo, o qual,é tio de meu genro e, ao comentar com este sobre o início da Fazenda ele ficou admirado. Obrigado, grande abraço
    Reginaldo Stumpf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Reginaldo!
      Conheço a D. Helena, atual proprietária das ruínas da antiga sede...

      Excluir